1001 Classificados

PERIGO A SAÚDE: LIXO HOSPITALAR É JOGADO EM RUA DE PEDREIRAS

Um ouvinte do Programa Tribuna 101 da Rádio Cidade FM e leitor do Blog, registrou um ato absurdo através de fotos e enviou a nossa redação, trata-se de algo muito grave: lixo hospitalar jogado em plena Rua Manoel Trindade em Pedreiras. São sacolas e outros objetos provenientes de alguma unidade de saúde que ainda não sabemos de onde veio e nem quem jogou esse lixo na rua.
Hospitais e outros centros de saúde produzem uma grande quantidade de lixo por dia. O lixo hospitalar é algo perigoso e que deve ser descartado de maneira segura para evitar contaminações. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% do lixo hospitalar é perigoso por seu caráter infeccioso, tóxico ou radioativo.
Existem diferentes tipos de lixo hospitalar: infecciosos (contaminados por sangue ou outros líquidos corporais), anatômicos (tecidos, órgãos e líquidos corporais), objetos pontiagudos (principalmente seringas), produtos químicos, produtos farmacêuticos, lixo tóxico e radioativo. Há outros tipos de lixo hospitalar que não apresentam risco à saúde.
A OMS identifica que as principais fontes de lixo hospitalar perigoso são, além dos hospitais, laboratórios e centros de pesquisa (principalmente aqueles que desempenham testes com animais), cemitérios e centros de autópsia, bancos de sangue e serviços de coleta e estabelecimentos de cuidados para idosos.
O lixo hospitalar deve ter sua porção perigosa separada das não perigosas para que o descarte seja realizado de maneira segura, evitando contaminações do solo, ar e da população.



                                              Parceiros:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.